quarta-feira, 1 de junho de 2011

Receitinhas _ Para as festas Juninas ***




Junho é um mês diferente. Contempla o romance e uma festa que atinge milhares de brasileiros. É o mês dos namorados e também de São João. Até o dia 12 de junho, o assunto é o mesmo, não importa a ‘rodinha’ de bate papo. Todos  vão falar de amor, presentes, relacionamentos, vão suspirar e pensar em almoços e jantares à dois. 
Quem não tem, vai desejar um (a) namorado (a) e, quem sabe, o (a) conquistará.
Logo depois dessa data, o clima muda. É tempo de “festa junina”. 
Para comemorar o dia de São João, dia 24 de junho (porém, comemorado já na véspera, 23), 
as ruas são enfeitadas com bandeirolas, as quermesses passam a ser organizadas em cada paróquia, uma multidão ensaia passos de quadrilha para apresentar a dança por entre inúmeras barracas de comidas típicas da festa de cada cidade, que se estende, geralmente, para as festas julinas






Hoje é dia de receitinha aqui no Blog... e se você é como eu e adora
o clima e o gosto dessa época do ano;
as receitinhas de hoje vão ser para as festas Juninas.
Afinal sou mãe ... e já começaram os ensaios para a quadrilha na escola do meu filhote.
Espero que gostem:

Arroz doce Mineiro 
Ingredientes 
2 litros de leite 2 copos (americano) de arroz cru 1 copo de açúcar 1 lata de leite condensado 1 lata de creme de leite canela em pó 


Modo de Preparo 
Ferver todo o leite em uma panela grande. Quando levantar fervura, desligue o fogo e coloque o arroz, já lavado e seco, mexa bem para poder dissolver todo o arroz, tampe e deixe descansar por uma hora. Vá mexendo de vez em quando para que o arroz não empelote.
Em outra panela, faça uma calda com o açúcar, sem deixar queimar, para não amargar o doce. Ligue novamente o fogo da panela de arroz e acrescente a calda, não pare de mexer, acrescente também o leite condensado e mexa sempre, para não grudar no fundo, deixe ficar com uma conscistencia grossa, cremosa, então despeje o creme de leite mexa bem e desligue. Servir, quente ou gelado.


Bolo de fubá com goiabada


Ingredientes:
 

5 ovos inteiros. 1xícara (chá) óleo. 2 1/2 xícara (chá) de açúcar. 2 xícara (chá) de leite. 2 xícara (chá) de farinha de trigo (sem fermento). 2xícara (chá) de fubá (fino). 1 colher (sopa) fermento em pó. 200gr de goiabada.

Modo de fazer:

Coloca no liquidificador 5 ovos inteiros (retira a pele da gema pra o bolo não ficar fedendo) bate bem depois acrescenta 1 xícara de óleo, 2 e meia xícara de açúcar e bate novamente, acrescente 2 xícara de leite e bata mais um pouco. Em um vasilha coloque 2 xícaras de fubá (fino) e 2 xícara de farinha de trigo e 1 colher de fermento em pó, misture todos os ingredientes secos e acrescente aos poucos o líquido do liquidificador, misture bem até ficar homogêneo e coloque na forma untada e enfarinhada, acrescente os pedaços da goiabada. Coloque no forno e deixe assar uns 40 min ou até que enfie um palito e esse saia limpo e em cima tiver moreno. Retire do forno e dê uma sacudidinha para soltar da forma.

Quentão
Ingredientes 
· 4 xícaras (chá) de aguardente · 3 limões cortados em rodelas finas · 3 laranjas cortadas em rodelas · 2 xícaras (chá) de suco de laranja · 1 colher (chá) de cravo-da-índia · 4 pedaços de 3 cm de gengibre · 4 paus de canela · 1 xícara (chá) de açúcar 
Modo de preparo:
Numa panela grande, misture todos os ingredientes. Leve ao fogo médio e ferva por dez minutos. Sirva com as rodelas de fruta ou, se desejar, coe antes de servir.







Espero que tenham gostado das receitinhas de hoje
Um mês cheio de amor e alegria para todos




Bjim ***



4 comentários:

  1. opa,vou fazer um quentão p min e p carol hj mesmo
    dlicia.
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Arroz doce ...eu amo...vou fazer essa receitinha Van ...hehehee

    ResponderExcluir
  3. Minha receita pro mês é se aconchegar nos braços de quem se gosta, beijos com gosto de paçoca e vinho quente. Noite de cobertores e amores.

    Ah! Do seu comentário na minha Ilha nasceu ideia pra palavras que já escolhi. Logo menos aparecem por lá. Beijos ;)

    ResponderExcluir

"Existe gente que precisa
da ausência para querer a presença.
O ser humano não é absoluto.
Ele titubeia, tem dúvidas e medos,
mas se a pessoa REALMENTE gostar, ela volta.
Nada de drama."
(Arnaldo Jabor)