quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Homenagem ... Meu amado irmão Noel ***

 3 meses sem você =´( 
Hoje dia muito triste para minha família ...
3 meses de falecimento do meu amado irmão Noel Jr.
Não queria usar esse meu espaço para expressar somente o que  eu sinto nesse momento;
Todos que já perderam um irmão caçula, 
que o sentem como filho devem saber o que sinto.
Então hoje, quis prestar essa homenagem ao meu amado irmão, 
divulgando o e-mail que recebi do Calleb
 um amigo muito querido, de anos e anos dele ... da época do colegial.
Onde ele ainda era um garoto feliz, sem responsabilidades tamanhas, 
nem corações despedaçados por desilusões amorosas.

Me emocionou, saber mais da amizade entre eles... 
Eu que participei sempre de perto
da amizade dele com os amigos... mesmo assim me surpreendi.
Sempre convivi muito com eles, que estavam sempre lá em casa.
Quero agradecer ao Calleb novamente pelo lindo e-mail que claro me fez chorar,
e pelo gesto de para prestar uma homenagem me permitir divulgar o e-mail.

Como não fui quem o escreveu ... vou colocar na integra para que vocês sintam,
como eu me senti ao ler. 
Essa prova de amizade tão linda e verdadeira.
Você com certeza ... sempre foi o mais amado.
Sempre muito orgulho de você meu irmão.
" Quero você inteiro e minha metade de volta"
(O teatro mágico)

Que você esteja agora em paz ...
E-mail :
Homenagem ... Meu grande amigo Noel

Van, quero pedir perdão a você e sua família, e explicarei o porquê.
Há muito tempo não entrava no orkut. 
Na realidade perdi o costume de entrar no orkut, uso apenas o facebook.
Mas no final de Dezembro minha irmã me perguntou dentro do carro quando estávamos indo à igreja se eu sabia que o Noel havia falecido, pois ela tinha entrado no orkut e viu no profile de alguém
que estava de luto pela morte dele.
No momento que ela disse isso eu fiquei em choque, não sabia o que dizer, não falei nenhuma palavra, fiquei imóvel. 
Por sorte eu não estava dirigindo, estava no banco do passageiro. 
Naquele dia fiquei muito mal, chorei muito e conversei com o meu pastor e ele orou por mim, foi ai que fiquei mais tranqüilo.
Quando cheguei em casa, já fui direto para o computador e entrei no Orkut, foi quando eu vi seu depoimento dizendo que o Noel havia falecido em Novembro. 
Me senti pior nesse momento pois já havia se passado um mês!
Fiquei durante uma semana pensando nele, nas lembranças que tinha dele, da nossa amizade, de tudo o que passamos juntos, e pensei em mandar um email na época, mas hesitei. 
Algum tempo depois você me adicionou no Facebook, e nesse momento veio o desejo no meu coração de dizer tudo aquilo que eu desejei ter dito quando vi a notícia, mas novamente não tive coragem.
Fiquei durante muito tempo triste, mas hoje, quase três meses depois, decidi que deveria fazer algo. É por esse motivo que quero pedir perdão à você e sua família por ter sido negligente à época que ele faleceu, e não ter nem ao menos dito algo para confortá-los e dizer o quanto o Noel foi importante na minha vida.
Peço que me perdoem, e aceitem as palavras que vou lhes escrever, como forma de homenagem a este grande amigo que foi o Noel.
 Conheci o Noel no segundo semestre de 2003, quando me mudei de uma cidadezinha do interior do Mato Grosso para Ribeirão Preto. Foi uma mudança muito brusca de hábitos. Tudo era novo, desconhecido, o ritmo de Ribeirão era muito diferente do qual tinha vivido os primeiros 13 anos da minha vida. Estranhei tudo, pedia insistentemente para voltar para onde morávamos e, como toda adaptação, fiquei por um certo tempo meio abatido e sozinho.
No colégio Barão de Mauá não foi diferente, cai logo em uma sala que era “a mais bagunceira” em relação às outras oitavas séries. Fiquei durante algumas semanas sozinho e não conversava com ninguém, e quando tentava fazer amizades, as pessoas zombavam de mim, caçoando de onde eu tinha vindo, da cidade onde havia nascido, da maneira como eu falava, tudo! Foi um tempo bem complicado.
Mas um dia, acredito que não tinha se passado nem um mês em que eu estava freqüentando as aulas, quando o Noel se aproximou de mim no recreio e começou a conversar comigo. Não lembro o que conversamos, mas sei que depois desse dia ele começou a andar comigo, sempre tentando me enturmar.
Nunca me esqueço de quando alguns meninos de outra classe começaram a rir de mim no recreio, no meio de todo mundo, por causa do meu nome, e o Noel chegou bravo empurrando uns 2 ou 3, comprando briga com todo mundo, para que parassem de rir da minha cara. No momento, me lembro que a única coisa que fiz foi abaixar a cabeça, e o Noel dando uma dura em todo mundo, dizendo que tinham inveja do meu nome, e que se fizessem aquilo novamente, ele ia bater em todo mundo.
Não sei o porquê, mas o Noel me protegia! Sempre andava com ele, sempre estava perto dele! Foi ele quem me fez “entrar no ritmo da cidade grande”. Me lembro que ele me incentivou a começar Judô, conseguiu um quimono pra mim, e para completar passava na minha casa para irmos juntos. No final do treino ele sempre ia comigo até minha casa e só então ia embora. Me explicava como andar pelas ruas, me alertava dos perigos de se andar a noite sozinho, a passar sempre em locais iluminados, a ter cuidado em atravessar, não conversar com estranhos, não ficar desatento com a mochila, dinheiro e tantas outras coisas. É como se o Noel tivesse sido um irmão mais velho, me ensinando a “ficar esperto”. Ele nunca me zombou, nunca me deixou na mão, e como todos os bons amigos tivemos nossas brigas e discussões, mas nada que durasse mais do que alguns dias.
Quando paro e relembro da nossa amizade, fico perplexo ao perceber como um garoto de 14 anos era tão responsável como ele. Lembro de outro episódio na Riber Play. O Noel havia me chamado para ir jogar e foi na frente para reservar umas máquinas para jogarmos. Quando cheguei ele já estava em uma máquina. Eu estava esperando que liberasse uma para jogar também. Quando eu já era o próximo da fila uns caras mais velhos chegaram e ficaram esperando por ali. Quando me chamaram, os caras disseram que um deles é quem era o Calleb, e quando eu disse que era eu, eles começaram a me intimidar e a me empurrar para o lado. O Noel viu o que estava acontecendo de onde ele estava, e mais uma vez ele veio como um foguete para me ajudar.
Os caras deveriam ter uns 16 ou 17 anos, e nós 13, 14. Mas isso não desencorajou ele. Ele bateu boca com os caras e fez com que o atendente liberasse a máquina para mim. Quando estávamos indo para a máquina ele ia dizendo: “você não pode ser assim, tem que ser mais esperto, não pode deixar as pessoas te passarem para trás...” Por mais que eu estivesse tomando uma dura dele, eu estava aliviado por ele estar por perto.
Inúmeras foram as vezes em que ele me ajudou, me livrou de uma enrascada, e como tudo era novo e diferente para mim, ele ia me ensinando tudo. Lembrando agora, parece até filme: a amizade entre um garoto do interior e um garoto da cidade grande. Me lembro que nunca tinha visto uma máquina de refrigerante, e ele me até uma máquina que tinha em um ginásio perto de casa, me deu o dinheiro e me ensinou a usar.
O Noel era ímpar! Inigualável! Fico pensando nas palavras dele e em suas atitudes... 
Ele era muito responsável e corajoso para um garoto de 14 anos.
No ano seguinte fomos para colégios diferentes, mas a amizade continuou. 
Sempre me visitava, sempre jogávamos bola e mantínhamos aquela amizade saudável. 
Lembro que muitas vezes bati a campainha do apartamento e ele gritava lá do quarto: “entra zóio de porco!”, ou então ele ficava na cozinha e pedia pra você abrir a porta pra ele me assustar, ou ficava atrás da porta. 
Sempre fazia uma gracinha, ele sempre estava feliz!
Graças ao Noel, a adaptação à cidade grande foi bem mais rápida e tranqüila.
Poderia escrever muitos outros episódios que lembro com alegria, mas quero apenas dizer o quanto o Noel foi importante para mim, um amigo leal, sincero, companheiro, corajoso, responsável e tantas outras qualidades que somavam a sua alegria.
Quando me mudei de Ribeirão Preto, o Noel foi um dos únicos amigos que sempre mantinha contato comigo, mas foi o único que fez com que isso permanecesse por anos. 
Durante anos, mesmo depois de ter me mudado, sempre conversávamos e matávamos saudade daquela época boa de criança.
Não há palavras para descrever o amigo que ele foi para mim.
Peço perdão, mais uma vez, por ter demorado tanto. 
Fui egoísta em pensar que não deveria dizer nada. 
Mas através destas palavras quero honrá-lo e dizer que eu sinto muito, sinto muito mesmo. 
O mundo perdeu um grande Homem, mas ele está do lado de Deus agora, vivendo num céu maravilhoso, que é muito melhor do que esta terra, e um dia, quando Jesus voltar, nos encontraremos com ele novamente.
Que Deus abençoe você e sua família!
(Calleb Romero)

Calleb, seu irmão e meu amado irmão Noel 

Irmão nunca se substitui, não se desama,
não se esquece.
Irmão é sangue, é história. 
Ainda mais entre nós
23 três anos cuidando de você... sabendo  exatamente como você é.
Esse anjo, essa pessoa maravilhosa.
Seu lugar nunca foi mesmo aqui... pessoas boas não ficam nesse mundo ruim.
Que você agora tenha reencontrado a paz e o sossego que tanto procurava reencontrar,
que possa agora ter o espírito leve, sem desconfianças e medos. 
Aqui para sempre sentiremos sua falta. 
Mas sei que um dia...nos reencontraremos de novo.
Até lá ... cuide-se bem meu  pretinho .
Amo você para sempre... você para sempre um pedaço de mim.
Um dia de saudade !!!
beijos ***

13 comentários:

  1. Nada substitui esse momento cheio de ternura, somente a saudade de quem partiu e isso demora ...

    Que Deus te conforta e fortaleça sua caminhada, há dias em que serão mais nítidos, outros passarão desapercebidos, mas sempre restará um vazio, parece que perdemos algo e não conseguimos encontrar por mais que o procuremos...
    Sei o que sentes, o quanto dói... uma dor sem explicação...mas estarei orando por ti, para que Deus esteja confortando seu coração a cada dia...
    Um grande abração pra ti nesse momento
    Giovanna

    ResponderExcluir
  2. Amiga estou em prantos lendo esta linda homenagem para o Noel.Pois sei o quanto nossos irmãos são importantes em nossa vida e são únicos,sou a irmã mais velha de seis irmão um sendo que nem conheci pois minha mãe teve um aborto espontâneo mais espero um dia conhecer.
    Não tenho palavras para dizer o quanto estou emocionada!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. É inexplicável a dor nessas horas, mas desejo que Deus cuide do seu coração profundamente. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Van,

    minha terna reverência à bonita homenagem que fizeste...

    Abraço amigo e de consolo!

    ResponderExcluir
  5. Oi,Van! A dor da perda não há tempo que cure, a dor apenas suaviza,mas não passa, ficam as lembranças, a saudade.Então é difícil saber o uqe te dizer numa hora dessas.
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  6. amor por irmão caçula é maior mesmo,não adianta tentar negar.
    sinto muito pelo seu irmão querida, mas com certeza ele está no céu. Ao lado de Deus.
    fique bem
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Chorei muito aqui viu..seu mano era uma pessoa linda....me dá uma saudade..bom saber que os nossos tocaram outros..bj querida.

    ResponderExcluir
  8. Que linda a homenagem do Calleb ao Noel. Com certeza ele foi e sempre será uma pessoa única e inexplicável. Foi uma grande perda pra todos nós, mais ele está agora em um lugar de paz e tendo a paz que merece!

    Saudades sempre eterna!

    Bjim

    ResponderExcluir
  9. seria uma honra ter conhecido seu irmão
    caras assim marcam a vida da gnt
    ele tah com deus, pode ter certeza
    abraço

    ResponderExcluir
  10. que seu irmão esteja em paz van
    coisa rara pessoas boas assim no mundo
    me emocionou muito o texto,
    bjoka p ti menina ♥

    ResponderExcluir
  11. Agora sou eu que peço desculpas... não consegui chegar ao final da carta! Me deu um aperto no peito!

    Espero que essa dor amenize logo em vcs... Imagino como deve estar sendo dificil!

    Beijos e se possível um excelente feriado pra vc!

    ResponderExcluir
  12. Olá,Van!!

    Nunca é fácil...e dói mesmo,por muito tempo.Mas o amor fica,né?!E ele nos ajuda a seguir...
    Beijos.
    Uma carta muito difícil de ler.

    ResponderExcluir
  13. A morte é um novo recomeçar...penso eu! Mas nem sempre estamos preparados para esse novo recomeço. Mas acredito, que quem parte está...e se ficamos é porque ainda precisamos entender a nossa essência e perder o medo de começar de novo.
    Uma braço de saudades ao seu irmão, que não conheci, mas que através de você o sei muito bem, o sinto também.
    Que você saiba aceitar o recomeçar do Noel e que ajude a alma dele nunca perder o brilho, ficando em suas lembranças o amor que sempre nutriu por ele.
    Boa noite minha amadinha. Seja forte o suficiente, para poder entender melhor a vida.
    Carinhos meus.

    ResponderExcluir

"Existe gente que precisa
da ausência para querer a presença.
O ser humano não é absoluto.
Ele titubeia, tem dúvidas e medos,
mas se a pessoa REALMENTE gostar, ela volta.
Nada de drama."
(Arnaldo Jabor)