segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

São Thomé das Letras _ Maravilhoso ...

"See the world in a grain of sand,

see the sky in a field with flowers
save infinity in the palm of the hand,
and eternity in an hour of life! "
William Blake

Veja o mundo num grão de areia,
veja o céu em um campo florido,
guarde o infinito na palma da mão,
e a eternidade em uma hora de vida!
William Blake)

Bom diaaaa !!!! ... estou de volta.
Esse foi um fds MARAVILHOSO

(Amanhecer em Minas gerais... filmei do carro ... olha que coisa mais absurda de linda)

... como contei para vocês, íamos para São Thomé das Letras. ( Saímos daqui de Ribeirão Preto e madrugada p chegar lá cedinho... e voltamos no fim da tarde de domingo)
Vou colocar uns textos e imagens aqui ( algumas eu mesma tirei rsrs) p vcs conhecerem melhor essa cidade deliciosaaaa... indicadíssima p quem gosta de conhecer lugares místicos e rústicos.

São Thomé das letras é uma cidade Mineira Localizada
no sul do estado de Minas Gerais, na região de Varginha, faz limite com as cidade de Três Corações ( cidade onde nasceu o Pelé). Acredito que 75% da cidade seja feita de pedra. Casas, comércio e até igrejas dando um ar de mundo antigo à cidade.

ORIGEM DO NOME: Na gruta onde foi encontrada a estátua de São Thomé existem pinturas rupestres, daí a origem do nome da cidade São Tomé das Letras.

A história : João Antão, escravo da Fazenda Campo Alegre, resolveu fugir e se esconder em lugar seguro após descoberto um caso que tinha com a irmã de seu senhor. Abrigou-se então em uma gruta no alto da serra, alimentando-se de frutos e raízes, caça e pesca. Certo dia, apareceu ao escravo um senhor de vestes brancas, que lhe escreveu um bilhete, dizendo-lhe que entregando ao seu amo, este o perdoaria. Ao ler o bilhete o fazendeiro lhe ordenou que o levasse até a gruta. Lá chegando encontraram em seu interior uma imagem de São Thomé, entalhada em madeira. Por ser de profunda religiosidade, João Francisco Junqueira levou a imagem para a sua casa. Esta, por sua vez, sumiu e reapareceu na gruta; e assim por várias vezes. Acreditando ser um milagre, o fazendeiro mandou erguer uma capela onde mais tarde (1785) foi construída a Igreja Matriz. O senhor de vestes brancas acredita-se que era o próprio São Thomé.

Gruta São Thomé _ centro da cidade*

Olha a gnt na Gruta São Thomé
( Lá de cima dá p ter uma visão de 360° da cidade _ muitoo lindo)

Gruta São Thomé

Igreja Matriz

Ficamos 2 dias inteiros lá ... e não deu para conhecer tudo.
Muitas cachoeiras complicadas de chegar ... o Lucas que machucou o pé na cachoeira do Vale das borboletas. E eu com o meu cansaço (devido á quimioterapia) limitaram um pouco os passeios.
Mas valeu totalmente... o que conseguimos ir em tão pouco tempo foi MÀGICO.

O Cruzeiro

O cruzeiro da cidade

O Cruzeiro de São Thomé das Letras está localizado dentro da cidade, no Parque Municipal Antônio Rosa. Trata-se do ponto mais alto da cidade, de onde se têm uma visão de 360º sobre as maravilhas que a natureza oferece. A visão da vida deste ponto, é rica em cores e suas montanhas e vales são abundantes, dando uma impressão que São Thomé das Letras será responsável pela formação de uma civilização futura. O Cruzeiro destaca-se como o ponto chave para aqueles que querem observar o ciclo da vida, isto é, é um ótimo local para avistar o nascer e o por do sol, bem como, o nascer da lua, sentir as noites frias e avistar milhares de estrelas.

A vista dali  é fantática... ( sempre tem música e artesanato lá em cima)

A Pirâmide

Pirâmide de São Thomé das Letras
(detalhe da Jeanne tentando descer... e eu sentada arrumando o lenço ... Pico e Vi lá em cima _ meu maridão é quem tirou essa foto)

"Cada um tem a pirâmide que merece _ diz: Vinicius Costa ( meu irmão)"

Cachoeira Vale das Borboletas
O Vale das Borboletas está localizado próximo a estrada que vai para Três Corações, possui duas quedas d´água, com uma pequena toca cheia de samambaias em volta. Em determinadas épocas do ano ou quando está muito sol, é possível avistar dezenas de tipos de borboletas.

Cachoeira do Vale das Borboletas ¹

Cachoeira do Vale das Borboletas²

Depois desse dia movimentado ... um sonequinha, um banho e passear na cidade e nas lojas de artezanato.
Depois uma paradinha numa choperia de lá... com música ao vivo e torre de chopp.
Eu me contive no refrigerante mesmo rsrs

São Thomé é mesmo surpreendente...
Olha o achado dos meninos kkk

Domingão ... dia 20.02.11

Depois de um café da manhã digno de reis ... com muito queijo, frutas , sucos, bolachas e sucos...

Humm ... delícia  :)

Vista da janela da Pousada que ficamos ( Mestre dos Magos)

Cachoeira do Flávio
A cachoeira do Flávio fica a 6km da cidade, na estrada que vai para Baependi. Trata-se de uma excelente cachoeira para se banhar, não apenas por oferecer águas rasas mas, por trata-se de uma ducha perfeita para hidromassagem natural.

Nessa eu tomei coragem p entrar... senão fosse nessa nas outras mais perigosas é que não ía dar né (rsrs)

Cachoeira Véu da Noiva

A Cachoeira Véu da Noiva encontra-se a 12 km da cidade, na estrada que vai para Baependi. Trata-se de uma bela cachoeira com quedas de aproximadamente 8 metros de altura, permitindo saltos de várias alturas, de acordo com experiências anteriores. Está cachoeira é tudo de bom e revela a beleza que a vida proporciona aos seus visitantes.

Cachoeira Véu de Noiva

Das cachoeiras que conseguimos ver ... essa com certeza é a mais bonita.
Mas p chegar até a queda era muito perigoso e escorregadio.
Como tinhamos pouco tempo e muitaaa coisa p ver ainda... só visitamos e tiramos as fotografias para registrar o momento.

Cachoeira Véu de Noiva

Ladeira do Amendoim
A Ladeira do Amendoim fica próxima a Gruta do Carimbado. Nesta ladeira é possível obsevar os carros ou quaisquer outros veículos, serem puxados para cima da ladeira, num movimento totalmente contra a lei da gravidade. Andando a pé para trás também é possível sentir o mesmo efeito.

( É impressionante ... a gnt no carro e ele realmente sobe a ladeira... ilusão de ótica ou não é muito legal)

Palco de uma das lendas mais fantásticas de São Thomé. Ninguém aparentemente chegou ao seu fim. Muitos acreditam que ela faz a ligação entre São Thomé e a cidade inca de Machu Picchu, no Peru, distante centenas de quilômetros. Constitui de um extenso e estreito corredor, revestido por parede argilosa. Em alguns pontos é impossível não se sujar. O nome vem daí: carimbado.

Caminho para a Gruta do Carimbado

Gruta do Carimbado

Vinicius ( meu irmão ) desceu na Gruta do Carimbado .
só não entrou ateh o fundo pq estavamos sem lanterna.

Pedreira de São Thomé ( Daqui é que saem as pedras dos artezanatos, ruas e casas dalí)

Tudo que é bom dura pouco neh?? a gnt se despedindo de São Thomé.
Um dia a gnt volta ( com certeza)

E para fechar com chave de ouro nossa viagem ... no caminho de volta .
Em uma das nossas paradas ... fomos brindados com um duplo arco-íris.

Espero que tenham gostado das fotinhas e da nossa viagem ... nós com certeza AMAMOS.
Em breve voltaremos p conhecer as outras cachoeiras e outros lugares que não deu p ir dessa vez. Hoje é só colocar as coisas em ordem ... desfazer malas e matar a saudade do meu filhote.

Uma segunda-feira MÁGICA p vcs.